O OBJETIVO DO VAREJO: A QUALIDADE DE VIDA DO CLIENTE!
Uma das grandes verdades que impulsiona o varejo vencedor, é sempre centrar todas as ideias, conceitos, projetos e ações em torno do benefício do consumidor que vira cliente que, se o trabalho é bem-feito, permanece cliente.
Nos anos que se seguiram às tremendas rupturas que tivemos no comportamento humano por conta da tecnologia, pela ordem cronológica:
- computadores
- internet
- celulares,
a tecnologia foi se desenvolvendo com incrível velocidade; nos últimos 20 anos não foi feito nenhum avanço de qualidade de vida que não envolvesse de forma crucial o emprego de programas, aplicativos e ferramentas diversas.
Foram criadas milhões de empresas de TI, e uma grande parte da população passou a trabalhar em tecnologia, com consequências diretas no nosso comportamento.
O RIO INNOVATION WEEK, onde fiz a curadoria mais uma vez do palco do Varejo, o RETAIL INNOVATION TALKS, demonstrou claramente, em dezenas de magníficas palestras, a integração essencial entre inovação, tecnologia e pessoas.
MINHA PRAIA É O VAREJO HÁ DEZENAS DE ANOS.
Os conceitos básicos de planejar e gerir o varejo físico foram ampliados e adaptados com o varejo virtual, que por sua vez juntou-se ao varejo físico num “juntos e misturados” sem volta: o OMNICHANNEL.
ESTE MINITEXTO É UM ALERTA PARA MUITOS QUE CEDEM À TENTAÇÃO DE ACHAR QUE A TECNOLOGIA É UM FIM EM SI MESMA.
NÃO É. A tecnologia é um avanço maravilhoso da civilização desde o final do século XX para nos possibilitar termos uma qualidade de vida melhor, e realizar progressos impensáveis há um século atrás.
Mas, no varejo em especial, A TECNOLOGIA É O MEIO E NÃO O OBJETIVO.
O OBJETIVO É A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM TODA A JORNADA DO CONSUMO DE BENS E SERVIÇOS, QUE ESTÃO AÍ PARA UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR.
Lido ao longo dos dias com muitos textos, relatórios, planos, reuniões, onde uma boa parte do que se debate e se conclui gira mais em torno de detalhes tecnológicos do que, de fato, resultará de positivo para atender melhor, vender melhor, garantir um clima melhor na empresa – desde escritórios às lojas aos depósitos – que tenha como resultado permanente o CLIMA DE QUALIDADE NA MARCA, QUE GERA O ORGULHO DE SE TRABALHAR NELA.
É A EQUIPE!
PARA O CLIENTE!
ATRAVÉS DA TECNOLOGIA!
E vivam os eventos como o RIO INNOVATION WEEK para reafirmar esses conceitos e experiências, e nos alertar para o que devemos produzir nos curto e médio prazos para futuros cada vez mais atrelados à humanidade de nossas vidas.
Luiz Antonio Secco
Sócio da Azov Consultoria e Educação em Varejo
As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva da autor e não refletem, necessariamente, a opinião do CDLRio.
O Rio Innovation Week e o Varejo; a Junção de Tecnologia, Inovação e PessoasCompartilhe: