Comércio carioca espera aumento de 2% nas vendas do outono

Comércio projeta alta nas vendas de outono, puxada por moda e clima mais ameno.

O outono tem um significado especial para o comércio, especialmente para os segmentos de tecidos, vestuário e calçados. Estudo do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato do Comércio dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) mostra que o comércio estima crescimento das vendas de 2% até o fim da estação, que encerra dia 26 de junho.

Com o clima mais ameno face ao início de queda das temperaturas, o outono representa lançamento de moda e se caracteriza também pela variação de cores ligadas à natureza, chamativas e vibrantes, que predominarão no outono-inverno de 2025.

Sinais de recuperação

De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o mercado do Rio de Janeiro vem-se recuperando, mantendo tendência de crescimento depois de atravessar momentos difíceis entre 2021 e 2023.

Ano passado o país criou mais de 1,6 milhão de novas ocupações com carteira assinada, sendo o Rio de Janeiro responsável por mais de 145 mil destas vagas, 9% deste total. Já o volume de vendas do grupo tecidos, vestuário e calçados no Rio de Janeiro no acumulado de doze meses terminados em fevereiro de 2025 fechou dezembro do ano passado (11,7%), janeiro (10,9%) e fevereiro (10,5%) de 2025 na casa dos dois dígitos, acima da média nacional, que em igual período foi de 2,9%; 3,0% e 3,6%, respectivamente”, diz Aldo Gonçalves.

Ainda segundo ele, outro ponto a considerar que anima as possibilidades de vendas maiores é o fator preço na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). “De um modo geral o grupo em questão (3,9%) subiu menos do que no restante das regiões (4,01%) no período acumulado em doze meses, de maio de 2024 a abril de 2025. Isso por conta das roupas infantis, que por aqui subiram 1,28%, enquanto no país atingiram 2,16%, enquanto as peças masculinas, que na RMRJ aumentaram 3,34% e nas demais localidades, 4,62%”, concluiu Aldo.

O estudo do CDLRio e do SindilojasRio mostra que, com essas influências, o mercado de trabalho dinâmico, preços em conta e recuperação da economia, espera-se que as vendas de outono-inverno possam superar as do ano passado, beneficiando o comércio em geral, e em particular os segmentos que lidam tanto com moda quanto roupas, calçados e acessórios do dia a dia dos consumidores.

Comércio carioca espera aumento de 2% nas vendas do outono
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