
Mais de 70% dos lojistas entrevistados estimam aumento de 6% no volume de vendas.
A poucos dias do Dia das Mães, a maior data comemorativa do comércio depois do Natal, pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, e do Sindicato dos Lojistas do Município do Rio de Janeiro – SindilojasRio, que ouviu mais de 250 lojistas da cidade do Rio de Janeiro mostra que 72% dos empresários entrevistados estimam vender 6% a mais no Dia das Mães. A pesquisa ouviu lojistas dos setores de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e telefonia celular.
“O aumento estimado de 6% é uma boa notícia e mostra que as condições do momento são favoráveis, embora o comércio venha enfrentando dificuldades com a conjuntura da alta de preços e dos juros. A pesquisa também detectou a confiança dos comerciantes diante da possibilidade de vendas face à disposição dos consumidores. Uma das datas mais significativas para o comércio, representando um marco no calendário varejista que vai além de uma simples celebração afetiva, o Dia das Mães é o Natal do primeiro semestre. É também uma oportunidade para os lojistas investirem em estratégias como promoções, decoração de vitrines e campanhas publicitárias para atrair o consumidor. Por conta disso, o comércio se mobiliza para atender a uma demanda diversificada”, diz Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e SindilojasRio.
“Outro aspecto a considerar é que paralelamente, a mudança de estação também contribui para o aumento das vendas. O Dia das Mães cai no mês de maio, que marca a transição do outono para o inverno, o que sempre influencia no comportamento do consumidor. Com temperaturas mais amenas, cresce a procura por itens mais quentes como roupas de frio, calçados fechados e acessórios que combinem conforto e estilo. Uma nova estação sempre cria um cenário favorável para o comércio”, conclui Aldo Gonçalves.
Segundo a pesquisa os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa fique na casa de R$ 120,00 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cartão de loja, a prazo (crediário), Pix, dinheiro e cartão de débito. De acordo com a pesquisa, os lojistas acreditam que vestuário, calçados, bolsas e acessórios, joias e bijuterias, perfumaria e produtos de beleza e celulares devem ser os presentes mais vendidos.
Para atrair os consumidores os lojistas optaram pela promoção, propaganda, facilidade de pagamento, descontos no total das compras, sorteio de brindes, kits promocionais e novos produtos. Os empresários dos setores de vestuário e calçados, também acreditam que os lançamentos de novas coleções vão alavancar as vendas, enquanto que no setor de telefonia celular, a aposta está sendo nas promoções. Já os de eletrodoméstico e eletroeletrônico estão investindo em campanhas publicitárias.
Lojistas esperam aumento de 6% nas vendas no Dia das MãesCompartilhe:











