Os lojistas cariocas esperam aumento de 4% nas vendas de Natal, de acordo com pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro – SindilojasRio, que ouviu 350 lojistas para conhecer as expectativas de vendas para o Natal.
“Nossas informações revelaram-se promissoras na medida em que a maioria dos pesquisados estimou aumento de vendas diante do resultado natalino de 2023. Isso é bom diante de um cenário desafiador para o lojista, que vem enfrentando várias barreiras como desordem urbana, aumento de impostos e camelotagem”, diz Aldo Gonçalves, presidente das duas entidades.
De acordo com a pesquisa do CDLRio e SindilojasRio, cerca de 85% dos entrevistados esperam aumento das vendas neste final de ano, destacando deste grupo que aproximadamente 60% acreditam que elas possam superar a previsão de 4% chegando a 5,0%, enquanto menos de 8% dos entrevistados apresentou-se pessimista, esperando variação negativa das vendas diante da performance observada no Natal de 2023, num contexto mais difícil.
“Cabe destacar que todos os entrevistados reconheceram a importância das redes sociais e dos recursos da mídia eletrônica para continuarem seus negócios com perspectivas futuras que poderão ser aplicadas neste período visando conquistar clientes”, disse o presidente do CDLRio e SindilojasRio.
A pesquisa mostrou que para estimular os consumidores os comerciantes estão fazendo promoções e procurando oferecer descontos com planos de pagamentos facilitados, considerando as possibilidades de vendas. Os segmentos com maior expectativa para o Natal são roupas, calçados, brinquedos, bolsas e acessórios, celulares, perfumaria/beleza e bijuterias.
Um dado interessante na pesquisa foi a adequação do nível de estoques para o consumo esperado do final de ano. A maioria dos comerciantes se planejou melhor do que ano passado, pois cerca de 90% acham o volume de mercadorias estocadas compatível com o que se espera vender.
“É o mercado através das suas nuances e dinâmica ditando o comportamento dos agentes econômicos. Neste contexto, os lojistas vão se organizando para entregar ao consumidor a melhor experiência de compra objetivando fidelizá-lo sempre que possível para rentabilizar o seu negócio”, conclui Aldo Gonçalves.
Lojistas esperam aumento de 4,0% nas vendas no NatalCompartilhe: